Le Canard
À entrada de Lisboa, logo mesmo ali ao lado do Aeroporto da Portela, surgiu, há anos, uma Urbanização que, aquando da sua construção, foi considerada de luxo. Foi o bairro preferido dos funcionários do aeroporto.
A Portela, assim chamado este local, é freguesia e, embora praticamente fazendo parte do tecido urbanístico de Lisboa, pertence ao concelho de Loures.
As altas torres de habitação foram construídas em redor de um Centro Comercial, edifico de arquitectura moderna, segundo os padrões de construção dos anos 70 do século passado.
Todo o comercio da zona se concentra neste Centro Comercial: há desde a farmácia ao banco, passando pela drogaria, cafés, talho e peixaria, cabeleireiros, pet shop, garrafeira, móveis, enfim, tudo o que se queira comprar encontra-se dentro deste Shopping.
No primeiro andar, logo ao cimo da escada rolante, encontramos Le Canard.
O Pedro Vasconcelos, proprietário, simpático, muito competente e conhecedor do métier, recebe-nos com um sorriso e abraço de amizade.
O café vem para a mesa e conversamos um pouco acerca deste local que está em funcionamento desde Julho de 2011.
Lembro-me bem da abertura do Le Canard: timidamente, mas com firmeza, o Pedro e os pais trouxeram para aquele espaço produtos gourmet que não se viam por ali, naquele tipo de comercio tradicional.
O “gourmet” estava na moda e o Pedro soube escolher o que apresentar aos clientes, conservadores e reservados. A pouco e pouco foi auscultando as necessidades e gostos de quem lá vai e hoje em dia, entre refeições ligeiras, ao almoço, lanches e pequenos almoços, conquistou uma população de idades variadas.
Le Canard tem vinhos seleccionados, espumantes, alguns gins, bolachas da marca Zira Cadaval (uma autentica delícia!), conservas OQOPO, azeites “Alma da Nossa Gente”, os famosos Gumelos, chas Kusmi, mel Apimel e chocolates do Mestre Cacau.
Tem também patés e algumas cervejas artesanais. Os bolos à fatia são uma perdição. Destaco Parfait de Chocolate, que me tira do sério!
Podemos também encontrar queijos seleccionados e as famosas alheiras de Montalegre.
O que toca às refeições, a cozinha é simples e leve, mas a salada de lagosta com maionese caseira é uma verdadeira especialidade. Recomendo vivamente!
O Le Canard tem também alguns espumantes e champanhes franceses e portugueses, de preço muito acessível. Destaco o Charles Palletier, casta Chardonay, bolha fina, um néctar dos deuses. Adoro!
Funciona todos os dias, das 10h às 20H. Tem capacidade para mais ou menos 40 pessoas, sentadas.
Saia da sua zona de conforto e vá até à Portela conhecer o Le Canard!
Dê uma volta pelas lojas do Centro Comercial e almoce uma salada de lagosta, um bife, uma alheira de Montalegre, compre um champanhe e uma caixa de chocolates, ou um azeite e um paté.
O Pedro Vasconcelos e a sua equipa estão à sua espera com a afabilidade e a competência que fazem do Le Canard uma referencia nesta zona da cidade.
Contactos: Tel. 21 193 2772 | www.facebook.com/CharcutariaLeCanard/ | geral@lecanard.pt