O Refúgio das Delícias
A Avenida da República é uma das Avenidas mais movimentadas de Lisboa. (No entanto, logo ao virar da esquina, há vida de bairro nas Avenidas Novas, há comércio tradicional (pouco, é certo e com tendência para fechar, infelizmente), há vizinhos idosos que se conhecem há anos e anos, os filhos casaram e foram viver para outros bairros de Lisboa ou mesmo para fora da grande cidade, e agora os netos voltam ao fim da tarde, para lancharem com os avós.)
Os escritórios, consultórios, bancos e outros serviços marcam presença forte na Avenida da República. E é um corre, corre, uma movimentação anónima, apressada e enervante durante a semana, no horário de trabalho, de acordo com os padrões da nossa sociedade urbana e de consumo numa cidade grande como Lisboa! Por vezes, sentia falta de um refúgio que me traga calma e bem-estar, sossego e boa disposição, sem perder o ritmo da vida citadina. Mas agora, já sei para onde fugir: Choupana Caffé.
O Choupana é realmente um refúgio onde gosto de tomar um chá, um café, de almoçar com as amigas, de jantar antes de ir ao cinema, após um dia de trabalho.
É um “cinco em um”: cafetaria, pastelaria, padaria, yogurteria e mercearia gourmet!
Este projecto nasceu quando Fernando Lúcio, o proprietário, sentiu falta, nas suas viagens pela Europa, de um local onde se vendesse pão português, pastéis de nata, vinhos portugueses, azeites e conservas, compotas e outros mimos que matam a saudade de terras lusas, a quem está longe. De regresso a Lisboa, abriu este espaço, que reúne o conceito de cafetaria, culturalmente distinta, devido aos pop-ups de ideias que surgiam, experienciando o mundo além fronteiras.
Assim, no Choupana, podemos almoçar e jantar refeições ligeiras, saladas, tostas, sandes. A padaria tem fabrico próprio, à excepção do pão de Mafra.
A especialidade da padaria é o Pão da Bíblia – que entre outros ingredientes, leva linhaça, farinha de centeio, farinha de malte. A pastelaria, com uma variedade de bolos super frescos e deliciosos, mas não podemos deixar de destacar os croissants, que facilmente encontramos quentinhos!, acabadinhos de sair do forno, por serem cozidos ao longo do dia.
A yogurteria serve yogurte biológico com dois acompanhamentos e um topping: frutas frescas, frutos secos, cereais e granolas.
Por fim, a mercearia gourmet! Há uns anos chamávamos mercearia fina à mercearia que vendia produtos seleccionados, mais caros e exclusivos. Agora chama-se (e muito bem!) mercearia gourmet. O Choupana tem azeites, compotas, cafés, duas cervejas belgas, chás Kusmi, vinhos alentejanos (Adega Maior) e da região Oeste (Adega Mãe), tem Coqui (quem se lembra do Coqui? Muitos de nós não saíamos de casa sem tomar o pequeno almoço com Coqui e quando voltávamos da escola lá estava o Coqui à nossa espera, na mesa do lanche!).
Como produto mais emblemático do Choupana, não posso deixar de falar na Nutella! A mercearia vende embalagens de 25g (para as emergências, de trazer na mala! Meninas fãs da Nutella, sabiam que já podem ter este precioso calmante sempre à mão?) e embalagens de 5kg. É o único sítio, em Portugal, que vende este tipo de embalagens. Uma das especialidades da pastelaria é precisamente o croissant com Nutella e avelãs. De comer e chorar por mais…
O espaço é amplo, limpo, bem decorado com detalhes humorísticos que me deixam logo bem disposta assim que entro. A música de fundo é óptima, calmante, relaxante, sem ser sonífera, o ambiente é jovem e descontraído, moderno, sofisticado sem ser snob. Os funcionários são extremamente simpáticos e eficientes, jovens e giros. A responsável pelo bom funcionamento do Choupana, Marli Santos, atenta aos detalhes e sempre presente em todas as frentes, é uma simpatia e uma graça.
Aberto das 7h da manhã às 20h, de segunda a domingo. Tem capacidade para mais ou menos 100 pessoas sentadas.
Passe por lá para lanchar, almoçar, jantar ou comece o dia com um pequeno-almoço que o vai deixar, certamente, mais bem disposto para o resto do dia.
Contacto: Tel. 21 357 0140 | Avenida da República, 25A, Saldanha, Lisboa