Salada no Frasco
Sou fã de frascos! Adoro frascos! Frascos e cestos! Nunca são demais e guardo todos os frascos de compotas, feijão e grão, calda de tomate etc etc etc. Não resisto a comprar frascos grandes e pequenos. Com os cestos é outra desgraça e compro por impulso. Mas isso ficará para outra história. Hoje quero falar-vos de frascos! E saladas! Também adoro saladas! Frescas, saborosas, coloridas e divertidas. É outra das minhas paixões.
Então!! Quando encontrei, há dias, nas minhas pesquisas na internet, receitas de “saladas no frasco” fiquei felicíssima! Já podia combinar as saladinhas, que tanto gosto, com os frasquinhos, que guardo a sete chaves para que a minha família não se desfaça deles quando começam a impedir o acesso aos víveres, na despensa. (Eh!Eh!Eh!)
As saladas no frasco são uma forma muito prática de levar saladas para o trabalho. Mas não só! Já pensou que podem ser o presente ideal para uma jovem mamã? Ou para deixar uma refeição à amiga que veio ficar com os filhotes em noite de cinema. Ou a melhor forma de levar uma salada para um almoço partilhado entre amigos. Permitem controlar as porções. Se é fã de manter uma silhueta de passerelle a salada no frasco é top! Poupa tempo, pois pode preparar várias saladas ao Domingo (uma hora de trabalho ao Domingo vai render durante toda a semana). E poupa também dinheiro pois os frascos são baratos e podem ser usados inúmeras vezes.
Vou dar-lhe algumas dicas:
– Comece por colocar a salada em camadas em vez de misturar todos os ingredientes.
– Coloque o molho no fundo do frasco. De seguida junte todos os vegetais mais firmes da salada – pimentos ou cenouras, por exemplo. Esta camada de vegetais impede que as outras verduras fiquem afastadas do molho e não murcham.
– Utilize frascos de vidro (os tais que eu guardo em casa, religiosamente!) pois são mais fáceis de lavar, não absorvem germes dos alimentos e não precisamos de nos preocupar com a transferência de toxinas dos recipientes para os alimentos, como acontece como alguns plásticos.
Não é complicado fazer saladas no frasco! Só precisa de algum equipamento básico:
FRASCO – Os melhores são os de boca larga, pois tornam mais fácil a colocação dos ingredientes . Há à venda nos hipermercados, nas lojas do “chinês”, e em casas de utilidades para a casa. Compre os de 500 ml ou 1 l.
CENTRIFUGADORA DE SALADA – É essencial para reduzir ao máximo a humidade das verduras e é a chave para criar uma salada em frasco perfeita.
ESPÁTULA – É perfeita, uma espátula de silicone estreita e comprida. Chega mais longe que os dedos e permite arrumar
tudo bonitinho e funcional no fundo do frasco.
TAÇA DE SALADA E GARFO – Não é fácil comer directamente do frasco (eheheh!) por isso vai precisar de uma taça e talher para comer a salada, seja no seu local de trabalho ou onde quer que coma as suas saladas.
E agora vamos montar a nossa salada!
O segredo das saladas no frasco é a disposição em camadas!
- Comece pelo molho – 2 colheres de sopa de vinagrete por frasco de 500 ml é suficiente mas tudo depende do seu gosto pessoal. É conveniente colocar as cebolas no fundo, porque ficam embebidas no molho, o que ajuda a diluir o seu sabor forte e o consequente hálito a cebola.
- De seguida adicione os ingredientes que não absorvem o molho, como cenouras, tomates-cereja, ervilhas tortas, ou grão de bico.
- Continue a dispor as camadas com os ingredientes escolhidos. Comprima as camadas ao máximo – quanto menos ar houver entre as camadas mais tempo a salada se mantém fresca.
- Por fim coloque as verduras. As verduras no cimo do frasco criam uma barreira de humidade que impede que toda a salada fique ensopada. O queijo e os frutos secos vão no final.
- Se quiser
juntar proteína, junte o frango ou a carne de vaca por cima das verduras mas só no dia em que a vai consumir. - Enrosque as tampas para que os frascos fiquem bem vedados e guarde no frigorífico. Já está!!!
Quando quiser comer a salada, basta deitá-la numa taça e mexê-la para misturar o molho.
Invente e divirta-se!! Eu já fiz e adorei! E os meus frasquinhos ficaram muito felizes!