Os Lanches dos Mais Pequenos
E agora que as aulas recomeçaram e o Verão se está a despedir é tempo de retomar os lanches dos mais pequenos, as merendas dos miúdos e tantas outras rotinas que já estavam esquecidas, entre banhos de mar e toalhas de praia, protector solar e recordações de dias felizes.
Vamos lá então organizar os lanches dos pequenos.
A maior parte das crianças come as refeições escolares, das cantinas e refeitórios. Embora a qualidade do serviço nem sempre seja de hotel de 5 estrelas, a qualidade nutricional é excelente pois as ementas são estudadas por nutricionistas e adequadas às necessidades dos nossos filhos.
É certo que realmente eles não gostam de comer sopa, mas faz falta! Não gostam de peixe mas é óptimo! Não gostam de “verdes” em saladas mas fazem falta! E é na família, não se esqueça, que os petizes aprendem os bons hábitos alimentares: coma sempre sopa antes das refeições, tome o pequeno almoço em casa, faça sempre saladas verdes para acompanhar carne ou peixe, ofereça ao seu filho legumes crus ou cozidos, em pedacinhos, logo que começa a comer das refeições da família.
Quando os meus filhos eram pequenos, naquela idade em que querem começar a pegar na colher para comerem sozinhos, por volta do ano, ou ano e meio, enquanto cozinhava o jantar, costumava sentá-los nas cadeirinhas altas e dava-lhes pedacinhos de cenoura cozida, pedacinhos de fruta, pequenas folhinhas de alface, rodelinhas de tomate, rodelinhas de batata cozida, pedaços de pão, etc…
Eles descobriam os sabores novos dos alimentos, as texturas e, ao mesmo tempo, ficavam sossegadinhos enquanto lhes contava as histórias da d. Cenoura, do sr. Tomate, do Pão Dlim Dlão, da Alface Repolhuda.
Aprenderam a gostar de frutas e legumes e de sopas. Mais tarde, já adolescentes, mudaram os seus hábitos alimentares. No entanto, já adultos, retomaram os hábitos antigos de comer sopa, frutas e legumes crus e cozidos. Às vezes é só preciso um pouco de paciência para investir na saúde alimentar do seu filho. Vou dar-lhe algumas sugestões para as merendas dos pequenos. Alguns miúdos preferem brincar que comer o que levam de casa, mas se “perder” um pouco do seu tempo, de manhã, a preparar a lancheira, vai ver que ele fica entusiasmado, todos os dias, ao abrir a lancheira, com as surpresas que lhe pode preparar.
§ Peça ajuda dos mais pequenos para preparar uma ementa de lanches, semanal. Facilita bastante o seu trabalho. Peça a colaboração deles na hora de fazer a marmita do lanche.
§ Corte sanduiches com cortadores de bolachas, em variados tipos de pão e com formas engraçadas.
§ Embrulhe as pequenas sandes em saquinhos coloridos, feche com autocolantes e escreva um recadinho.
§ Utilize caixinhas coloridas para guardar frutinhas cortadas em pedaços, ou caixinhas em forma de fruta.
§ Opte por fazer bolos caseiros e aproveite as compotas que a avó oferece, quando vem de visita. Uma pequena fatia de bolo, feito pela mãe, é bem mais saudável que o bolicao comprado no hipermercado, em promoções tipo “pague 5 e leve 10”. O pão barrado com compota caseira de frutas, sabe muito melhor que o pão com o fiambre, processado e industrializado, cheio de sal e aditivos.
§ Habitue a sua criança a beber água ou sumos de frutas ou ice tea feito em casa. Se prefere o leite, introduza, a pouco e pouco, os leites vegetais na alimentação do miúdo. Não se esqueça dos iogurtes e do queijo.
Bons lanches e boa escola!