Loucos, Sonhadores e Cozinheiros
Malta! Caloiros! Universitários ! Jovens mais ou menos emancipados e independentes, principiantes na gestão das próprias vidas, cozinhados e mesadas! Este texto é para todos os que estão a começar a perceber que cozinhar não é uma magia do estalar dos dedos da mãe.
Muitos jovens iniciam, nesta altura do ano, uma época na vida, única e irrepetível: começam a viver sozinhos ou em casa partilhada, quer para estudarem longe das famílias, quer para trabalharem, agarrando oportunidades de terem uma vida melhor. E embora seja uma aventura que os faz sentir adultos e “importantes”, muitas vezes deparam-se com algumas dificuldades que embaçam um pouco o brilho deste tempo de descoberta e aventura.
Cozinhar é uma destas dificuldades! Cozer arroz, fritar bifes, fazer sopa, guisar um frango são algumas tarefas que alguns acham mais difíceis que saber a raiz quadrada da distancia, em anos luz, do Sol a Jupiter, fazendo um desvio por Plutão.
Por isso, vou hoje falar-vos um pouco de massas ( um destes dias falo-vos de arroz, bifes, frangos e empadões).
Em primeiro lugar, comprem uma Bimby!!! Peçam de presente, no Natal ou aniversário, sugiram uma vaquinha na família para equiparem a vossa cozinha. Berrem, choraminguem, digam à mãe que querem estar bem alimentados enquanto estudam afincadamente! Depois, estejam sempre atentos às publicações do meu site: receitas, dicas e sugestões. Em terceiro lugar, não desistam à primeira tentativa, nem à segunda nem à terceira! Cozinhar requer paciência e prática. “Insista, insista e não desista”, ok?
Bem, vamos lá às massas: todos gostam, é barata e vai bem com quase todos os ingredientes, além de ser muito fácil de preparar.
Escolha as massas curtas, tipo penne, fusilli ou farfalle para combinar com bacon, pimentos, presunto, cogumelos ou ervilhas. As massas longas, como o esparguete e linguini, ficam bem com molho de tomate, frutos do mar ou carbonara.
Cozer a Massa – a massa deve ser sempre cozida em bastante água!! Por favor, enche uma panela com água, deixa ferver e junta sal só quando a água ferver. Lê atentamente as indicações dos tempos de cozedura da embalagem. Depois de cozida, escorre num escorredor (aquele que a avó te ofereceu!), rega com um fio de azeite ou envolve no molho que mais gostares.
Faz Molhos e Recheios – A Bimby faz molho de tomate, molho pesto, bechamel, carbonara, vinagreta, 4 queijos. Ou podes perguntar à mãe como se faz. Tens sempre a opção da Internet (e do meu site, claro!).
Finaliza a receita – Vai ao frigorífico e procura o que podes juntar à massa e ao molho: frutas cortadas em pedacinhos, cenoura ralada, azeitonas, queijo ralado, frutos secos, tomate, milho de lata, pickles,
ovo cozido etc. etc. etc. Polvilha com coentros picados, orégãos, salsa, o que mais gostares.
Sugestão: convida a mãe, o pai, os avós ou os amigos (e conta com mais ou menos 100g de massa seca por pessoa), dá largas à tua imaginação na mistura dos ingredientes, solicita que contribuam com pão de sementes ou broa de milho ( a Bimby também faz pão…), patés (Bimby…), bebidas frescas (caipirinhas, limonadas: B…) e deixa uma recordação inesquecível desta nova fase da tua vida.