Vinhos e Vinhas
Esta semana vamos falar de vinhos e vinhas. Principalmente de vinhos alentejanos.
O vinho e a vinha já existem em Portugal desde tempos imemoriais. A cultura do vinho e da vinha é milenar e sabe-se que, quando os romanos cá chegaram, já havia uma cultura e rotinas de vinhos e vinhas, no território que é hoje o Alentejo.
Muito provavelmente, e segundo os indícios arqueológicos da região, foram os tartessos a domesticar a vinha e a introduzir os princípios da vinificação no Alentejo. Os tartessos foram a civilização herdeira da impressionante cultura megalítica andaluza, logo seguidos pelos fenícios, civilização sustentada pelo comércio marítimo.
A seguir aos fenícios, os gregos continuaram a cultivar a vinha elevando esta cultura aos seus primeiros dois séculos de história. Muito provavelmente, a introdução das primeiras variedades introduzidas em Portugal terão sido introduzidas no Alentejo a partir das variedades mediterrânicas.
Procurarei dar-vos, ao longo da semana, uma breve descrição das 8 sub-regiões do DOC Alentejo, assim como algumas dicas e receitas sobre e com vinho.
Por ser um tema que me apaixona mas sobre o qual tenho poucos conhecimentos técnicos, falarei aqui somente, de forma puramente amadora, de vinhos, castas, sub-regiões, produtores, aromas e vivências.
Porquê vinhos alentejanos? Porque sou alentejana, os vinhos do Alentejo são os que conheço melhor e os que mais gosto, também.
E no passado fim de semana, no Centro Cultural de Belém (CCB) realizou-se a “Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo”, evento organizado pela Comissão Vitinvinícola Regional Alentejana (CVRA), em parceria com a Casa do Azeite. Tive oportunidade de estar presente neste evento, que contou com cerca de 80 produtores que apresentaram mais de 400 vinhos. Foi muito interessante porque aprendi imenso sobre vinhos, participei num Workshop sobre Dieta Mediterrânica, numa Conversa sobre Vinhos, em que se falou de harmonização gastronómica, e ainda tive oportunidade de participar numa Prova Misteriosa, onde os participantes fizeram o aprofundamento à prova de um vinho.