Vinhos e Vinhas
Esta semana vamos falar de vinhos e vinhas. Principalmente de vinhos alentejanos.
O vinho e a vinha já existem em Portugal desde tempos imemoriais. A cultura do vinho e da vinha é milenar e sabe-se que, quando os romanos cá chegaram, já havia uma cultura e rotinas de vinhos e vinhas, no território que é hoje o Alentejo.
Muito provavelmente, e segundo os indícios arqueológicos da região, foram os tartessos a domesticar a vinha e a introduzir os princípios da vinificação no Alentejo. Os tartessos foram a civilização herdeira da impressionante cultura megalítica andaluza, logo seguidos pelos fenícios, civilização sustentada pelo comércio marítimo.
A seguir aos fenícios, os gregos continuaram a cultivar a vinha elevando esta cultura aos seus primeiros dois séculos de história. Muito provavelmente, a introdução das primeiras variedades introduzidas em Portugal terão sido introduzidas no Alentejo a partir das variedades mediterrânicas.
Procurarei dar-vos, ao longo da semana, uma breve descrição das 8 sub-regiões do DOC Alentejo, assim como algumas dicas e receitas sobre e com vinho.
Por ser um tema que me apaixona mas sobre o qual tenho poucos conhecimentos técnicos, falarei aqui somente, de forma puramente amadora, de vinhos, castas, sub-regiões, produtores, aromas e vivências.
Porquê vinhos alentejanos? Porque sou alentejana, os vinhos do Alentejo são os que conheço melhor e os que mais gosto, também.
E no passado fi