As Frutinhas de Outono – Marmelo

Por : | 0 Comentários | On : Novembro 17, 2016 | Categoria : Blogue, Rapido & facil

marmelo - Receitas da Tia Céu

A fruta de cada época é sempre a mais saborosa.
Embora hoje em dia já seja possível encontrar frutas fora da sua estação ao longo de todo o ano, quer importada quer nacional, a verdade é que a melhor e mais nutritiva e gostosa é a que é apanhada nos pomares e trazida para a nossa mesa ainda com as gotas de orvalho da manhã ou os raminhos e folhas da árvore.
Como nem todos temos o privilégio de ter um pomar nas traseiras da casa, lá vamos nós ao hipermercado comprar o que está exposto, muitas vezes sem sabermos bem quais os benefícios e valores nutricionais do que estamos a comprar.
Aqui vos deixo um pequeno guia para saber um pouco mais das frutas típicas de Outono. Aquelas que, quando aparecem, nos fazem logo pensar em lareiras, jantares de família, vinho quente e cheiro de bolo de canela acabado de sair do forno.
Hoje falo-vos do Marmelo!

Marmelo – O Marmelo é originário do Cáucaso e Irão. É também conhecido como marmeleiro-da-europa ou pereira-do-japão. É uma pequena árvore, único membro do género Cydonia, da família Rosaceae.
O marmelo tem sido um símbolo histórico da fertilidade e do amor, provavelmente devido ao facto de que, na Grécia antiga, as maçãs douradas, como era chamado o marmelo, serem consagradas à deusa do amor, Afrodite.
É um fruto ácido, de perfume forte, mas agradável e de polpa dura. Pode ser consumido cru, assado ou cozido em compota, geleia ou marmelada. Guisados, constituem um excelente acompanhamento de assados.
O marmelo possui diversos benefícios, pois ele é rico em vitamina A, C, do complexo B e E, ácido málico, pectinas, minerais, como o potássio, ferro e cobre.
Por possuir propriedades adstringentes, é recomendado o consumo do marmelo cru em casos de diarreia. É muito eficaz também para combater estados de exaustão física e mental, assim como a anemia, e abre o apetite para crianças e adultos que não se alimentam bem.

O marmelo é rico em pectina, que contribui de forma significativa, para a redução do colesterol ruim (LDL).
Esta fruta é também indicada para tratamentos contra dores de garganta, aftas, inflamações no estômago, é antisséptico, antiespamódico, calmamte, cura queimaduras, cólicas e fissuras.
O marmelo possui taninos, que agem na mucosa, revestindo, desinflamando e secando. Por possuir também ácido málico, estimula o fígado, corta os vómitos, ajuda a desinchar, elimina o ácido úrico, combatendo a gota.
A vitamina C presente no marmelo é muito útil no tratamento de constipações, gripes e resfriados.

Os marmelos conservam-se bem fora do frigorífico. Devem preferir-se os marmelos maiores, mais pesados e de formato regular.

Informação Nutricional

Quantidade por 100 g
Calorias 57
Calorias 57
Gorduras Totais 0,1 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Poliinsaturadas 0,1 g
Gorduras Monoinsaturadas 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 4 mg
Potássio 197 mg
Carboidratos 15 g
Fibra Alimentar 1,9 g
Proteínas 0,4 g

 

Vitamina A     40 IU      Vitamina C      15 mg
Cálcio           11 mg       Ferro             0,7 mg
Vitamina B6    0 mg      Vitamina B12     0 µg
Magnésio       8 mg

Deixe um comentário