Ano Novo Vida Nova
Bem-vindos a um novo ciclo !!
A primeira crónica do ano do blog das Receitas da Tia Céu fala de recomeços, começos, vida nova, hábitos alimentares novos e resoluções de Ano Novo!
Quase todos nós fazemos, todos os anos, aí por alturas da ultima semana do ano, entre o Natal e o Reveillon, a lista de novas resoluções para o ano seguinte. Quer seja no campo profissional, quer seja nas relações, quer seja na área do dinheiro, queremos começar, no ano novo, a fazer algo de diferente que mude alguma coisa que achamos que está correr menos bem nas nossas vidas. O problema é que, geralmente, fazemos a lista, temos imensa vontade de cumprir o que nos propomos, começamos logo no dia 1 ou 2 de Janeiro a fazer diferente, mas depois com o correr dos dias e com os primeiros desânimos ou insucessos, desistimos ou vamos perdendo a motivação para prosseguir com o que determinámos. Às vezes desistimos logo em Janeiro, outras vezes vamos desistindo ao longo dos meses seguintes. Quando chegamos ao fim do ano com a nossa lista toda “picada” é excelente! Mas nem todos o fazem…
A questão é que, para mudar seja o que for nas nossas vidas, não basta um único acto isolado! É importante a decisão de mudar, mas depois da decisão, depois do momento em que se toma a decisão, há que ter a coragem para, todos os dias, renovar o compromisso de manter essa decisão! A mudança só acontece quando, após a decisão, começas a fazer alterações e mudanças diariamente e só lá mais à frente é que podes dizer: “Consegui!!”. E é preciso ter coragem para manter o foco naquilo que se quer!
E agora perguntam os leitores: Mas que tem esta conversa a ver com receitas e cozinhados?
Tem tudo a ver. Quantos, aí em casa, decidiram perder peso logo no inicio do ano? E comer melhor?
E aprender a cozinhar? E organizar mais e melhor a cozinha e a casa? Pois bem! É a pensar em todos que fizeram a sua lista de resoluções e incluíram algum item relacionado com estes assuntos, que escrevo no intuito de vos ajudar. É que enquanto vos ajudo também me ajudo e, juntos vamos conseguir, realmente mudar o que está menos bem: perder ou ganhar peso, comer mais alimentos saudáveis, introduzir novos hábitos nas rotinas familiares, organizar a cozinha e a casa, gastar menos dinheiros com uma gestão mais racional do orçamento doméstico.
E a começar já a mudar alguma coisa sugiro que comecemos a introduzir alguns hábitos novos na sua alimentação, se ainda os não tem. A começar pela sopa, por exemplo.
É Inverno, o tempo vai frio e só apetece o aconchego do quentinho. Pois bem, nada como uma boa sopa, nutritiva e substancial, logo no início da refeição, para nos aconchegar o corpo e a alma. Já falei sobre sopas, no blog. Volto a falar agora e deixarei algumas receitas, para poderem variar. Se ainda não tem o hábito de fazer sopa, em casa, aí está uma boa oportunidade de começar! Assim como as subtis mudanças de hábitos, diariamente, acabam por contribuir para mudar as nossas vidas, também a introdução de novas rotinas alimentares acaba por contribuir para melhorar a nossa qualidade de vida, através de uma alimentação saudável e variada.
Conte comigo para ajudar!