A Nova Cozinha
Queridos amigos seguidores das Receitas da Tia Céu, estive ausente alguns dias, sem fazer publicações no blog e tive saudades vossas. Aqui estou de novo, para vos dar a conhecer as novidades e a razão da minha ausência: mudei de casa!
Pois é! Decidi, há algum tempo, que estava na hora de mudar para uma casa maior e melhor, com uma cozinha ainda mais simpática e com mais luz!
Desde criança que, por força das circunstâncias de vida dos meus pais, que me habituei a mudar de casa com alguma frequência. E adorava mudar de casa, conhecer novos lugares, fazer novos amigos, ter novas professoras, entrar em novas escolas! Acho que a minha alma se tornou nómada na terceira ou quarta mudança de casa que fiz, aí pelos 12 anos! E comecei a sentir o apelo das viagens, ainda que curtas. Comecei a ter vontade de ter sempre uma mochila pronta, à porta de casa, para poder partir quando me desse na realíssima gana. Tal nunca aconteceu, claro! Os meus pais não achavam muita piada à ideia de ter a sua menina em viagem, por tempo indeterminado, na idade em que devia estar na escola, a preparar-se para entrar na faculdade.
Mais tarde, adulta e já mãe de filhos, comecei então a viajar e a mudar de cidade, de país, de continente até! Cada mudança implicava procurar casa nova, grande q.b. para abrigar uma família numerosa.
Em todas as casas que procurava, a cozinha era sempre a primeira divisão que eu queria conhecer. Se não me agradasse, nem visitava o resto da casa. E recusei viver em casas espectaculares, algumas com vistas de cortar a respiração, outras com uma toque de palácio das mil e uma noites, só porque a cozinha não era do meu agrado.
Considero que a cozinha é a alma da casa. Para quem cozinha e come em casa, como sempre fiz com a minha família, a cozinha sempre foi o laboratório de sabores, de afectos e de nutrição das emoções e sentimentos da pequena tribo que formei há muitos anos.
Agora, mais uma vez, a escolha da nova casa passou pela aprovação da cozinha, ainda com caixotes de tachos e panelas por abrir, a Bimby ainda escondida entre os outros pequenos electrodomésticos e o frigorífico ainda vazio mas já pronto a receber as frutas, legumes, leite, queijo, manteiga…
Tudo a postos para receber o lindo mês de Outubro, com novos cozinhados que partilharei convosco, publicando aqui as receitas. Espero, ainda este mês, dar início à confecção de compotas, chutneys, azeites aromatizados e especiarias que podem adquirir na lojinha da Tia Céu.
E assim recomeço de novo (já aqui disse, num blog anterior, que gosto de recomeços…): um novo ciclo, nova estação do ano, o belo Outono, que nos traz o recolhimento e a vontade de voltar de novo para casa, para o aconchego da sopa quentinha, do chá aromatizado com o mel dourado e dos assados fumegantes dos almoços de Domingo.
Conto convosco para continuarem desse lado, a lerem as minhas crónicas e a experimentarem as minhas receitas.
Bem hajam!