Mais Surpresas a Sul
Ainda no rescaldo das mini férias de final de Abril e já a pensar nas do Verão que se aproxima, aqui venho dar conta de um outro restaurante que conheci e que me encheu, literalmente, as medidas: Casa Velha, em Cacela Velha.
Cacela Velha, freguesia de Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António, é uma pequena aldeia muralhada, construída sobre uma arriba fóssil com cerca de um milhão de anos, em frente à Ria Formosa e ao mar. Daqui comtempla-se uma das mais belas paisagens do sotavento algarvio. Para mim uma das mais belas paisagens que apreciei em Portugal. Aldeia pacata, antiga, com ruas sossegadas onde a História se escreve com árabes, mouros, sírios, gregos fenícios, cristãos, piratas, tropas liberais e turistas encantados com a magia do local. Não me vou alongar com as estórias da História desta aldeia. Quero só deixar uma pequena nota acerca do restaurante Casa Velha, onde se come bem e barato mas onde é difícil arranjar mesa em meses de época alta, a menos que chegue cedo para almoçar ou jantar. A especialidade é a feijoada de lingueirão mas as douradas, as ostras, o marisco fresco, os grelhados, as sobremesas… enfim… do melhor!
O atendimento, sem ser de excelência, é bom, fluido, pessoal simpático, esforçado para atender todas as mesas no mais curto espaço de tempo. Esplanada sempre cheia, não aceitam reservas. Preço médio de cerca de 15€. Fecha à segunda-feira. Muito bom para grupos. As crianças adoram, pois a esplanada, num pátio grande, permite que os mais pequenos andem por ali a brincar. Cadeiras de papa. Muito boa relação qualidade/preço.
Se for para aqueles lados, vá a Cacela Velha, admire a paisagem, ande pelas ruas empedradas, respire o ar de poesia marítima do local e almoce ou jante na Casa Velha, na rua Sophia de Mello Breyner, ela própria a poetisa do mar.