E viva o Verão!
Após a Primavera que nos fez andar agasalhados até há poucos dias, eis que o Sol apareceu em todo o seu esplendor e o calor parece que chegou para ficar. O Verão já chegou. E já pensamos nas férias, na praia, em grandes passeios à beira mar, no campo ou na montanha.
Há quem prefira viajar para longe, há quem não possa sair da cidade, há quem vá passar as férias “à terra” e há quem aproveite para ficar a torrar na praia. Há ainda os que aproveitam para conviver com a família e amigos. E geralmente, para nós, portugueses (assim como quase todos os povos mediterrânicos) o melhor convívio é à volta da mesa. E a sardinha assada é rainha nas patuscadas. As saladas verdes e frescas, as frutas da época, o vinho verde e branco, a sangria e a água cristalina aromatizada com limão e gengibre são opções a ter em conta quando os amigos se encontram e os almoços se prolongam tarde dentro até quase à hora de jantar
Há, no entanto, alguns cuidados a ter em conta quando se trata de alimentação/calor/produtos frescos.
- Atenção às saladas que devem ser sempre muito bem lavadas, assim como as frutas e legumes.
- O arrefecimento dos pratos quentes, se não forem consumidos de imediato, deve ser feito rápidamente.
- Use sempre sacos térmicos para transportar os alimentos, separando-os entre si.
- Evite alimentos gordurosos, pois o sal que contém ajuda a reter os líquidos no corpo, o que, com o calor, não é fantástico.
- Evite alimentos processados, enlatados e embalados, preferindo os alimentos ao natural e/ou cozinhados em casa.
- Hidrate-se! Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia. Se tem dificuldade em beber água, junte-lhe algumas rodelas de limão, gengibre, hortelã ou canela.
- Cuidado com os gelados e sorvetes industriais. As quantidades de açúcar que contêm são exorbitantes e péssimas para a saúde.
- Sempre que possível, cozinhe refeições ligeiras, ricas em fibras, consuma as frutas e os legumes da época, não beba em excesso e evite os açucares.
Divirta-se com os que mais ama e sempre que possível, peça para dividir as despesas ou cada um que contribua com uma prato, uma salada, um pão, frutas, snacks, um vinho, um sumo ou uma sobremesa. O melhor que se leva da vida é a vida que se leva e se fôr em boa companhia, ainda melhor. Aproveite o Sol,o ar livre, ria, dance e cante. O seu corpo e a sua mente agradecem e processam as coisas menos boas da vida de forma mais suave.
Abraços
Tia Céu