Cozido de Grão com Vagens
Um dos meus pratos preferidos, que a minha mãe faz com mestria, e que sabe divinamente nos almoços de Domingo de Inverno no Monte da Chaminé, com a lareira acesa e a chuva a cair lá fora. Sempre acompanhado por um bom vinho tinto, claro.
Cozido de Grão com Vagens
Cozido de Grão com Vagens é um prato tipicamente alentejano, comida dos ganhões, que aproveitavam tudo o que a terra dava.
Ingredientes
- 350 gr grão
- 500 gr vagens
- 10 batatas
- 200 gr abobora menina
- 350 gr borrego para cozer
- 150 gr toucinho
- 1 linguiça
- 1 farinheira
- pão de vespera
- hortelã
- sal
Instruções
- Deixe o grão demolhar cerca de 12 horas, findas as quais, p leve a cozer. Noutra panela, com água suficiente, ponha a carne de borrego a cozer com o toucinho, a linguiça e a farinheira. Levantando fervura tempere de sal. Estando as carnes cozidas, retire-as da panela.
- Entretanto, descasque as batatas, arrange as vagens, corte a abobora em cubos e escorra o grão. Ponha todos os legumes na água da cozedura das carnes e deixe-os cozer.
- Corte as carnes em pedaços. Disponha, no centro de uma travessa, os legumes e envolva-os com as carnes partidas em bocados.
- Fatie o pão para uma terrina e por cima das fatias disponha umas quantas folhas de hortelã. Regue, então, com o caldo de cozer as carnes. Sirva.