Bolo Rei
A origem do Bolo Rei é antiga, perde-se nos tempos. Em Portugal é popular e as melhores pastelarias disputam entre si o mérito de fabricarem o melhor Bolo Rei.
Conta a lenda (uma de muitas!) que o Bolo Rei representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento. Assim, a côdea simboliza o ouro; as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso.
Desfrute desta maravilha da doçaria portuguesa com a satisfação acrescida de ter sido feito por si.
Bolo Rei
Ingredientes
- 500 grms farinha
- 150 grms miolo de frutos secos picados + frutos secos q.b.
- 150 grms frutas cristalizadas picadas
- 100 grms frutas cristalizadas inteiras
- 120 grms açúcar
- 100 grms manteiga à temperatura ambiente
- 3 ovos
- 1 gema + 1 c.sopa de leite
- 100 ml leite
- 2 c.sopa aguardente
- 1 saqueta de fermento de padeiro seco
- 1 pitada de sal
- raspa de tangerina q.b.
- farinha para polvilhar
Instruções
- Demolhe, num pouco de água, as frutas cristalizadas picadas. Misture o fermento com o leite morno, junte depois a aguardente, raspa de tangerina a gosto, os ovos, o açúcar, a manteiga e a farinha e bata muito bem. Polvilhe com a pitada de sal e bata novamente, até que fique uma massa bastante homogénea.
- Cubra com um pano húmido e reserve em local morno, até duplicar de volume. Nessa altura, volte a amassar, com a ajuda de um pouco de farinha.
- Escorra as frutas cristalizadas picadas. Polvilhe com farinha e, com o cotovelo, abra um buraco no centro da massa, moldando uma argola grande. Disponha num tabuleiro, polvilhado com farinha, cubra com um pano húmido e deixe levedar por mais 30 minutos.
- Após esse tempo, pincele o bolo-rei com a gema, préviamente misturada com a colher (sopa) de leite, e decore com as frutas cristalizadas inteiras e mais frutos secos. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 25 a 30 minutos. Retire do forno, descole do tabuleiro e deixe arrefecer.