Chutney de tomate
Muitos dos chutneys vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No seu país de origem, a Índia, o chutney é confecionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.
O chutney de Tomate deve ser guardado em frascos com tampa resistente ao vinagre, por exemplo, tampa de vidro.
Chutney de tomate
Ingredientes
- 6 tomates maduros (cerca de 800 g)
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- 1 malagueta
- 1/2 chavena chá açúcar mascavado
- 1/2 chavena chá vinagre de vinho tinto
- 1/2 chavena chá passas brancas
- 1/2 colher chá gengibre ralado
- 2 colher chá sal
- 1 pau de canela
Instruções
- Retire a pele dos tomates: ponha uma panela pequena com água em lume alto para ferver e separe uma tigela com água e gelo. Faça um corte em X na base dos tomates, mergulhe na água a ferver e deixe alguns minutos até a pele começar a soltar-se. Com uma escumadeira, transfira para a tigela com água gelada, puxe e descarte a pele dos tomates.
- Corte os tomates em pedaços médios. Descasque e pique fininho a cebola e o alho. Lave, retire as sementes e pique fininho a malagueta.
- Coloque todos os ingredientes picados numa panela média. Acrescente o gengibre ralado, o vinagre, o açúcar, o sal e a canela em rama. Misture tudo e leve a lume médio.
- Quando ferver, baixe o lume, tape parcialmente a panela e deixe cozinhar por 25 minutos, mexendo de vez em quando, até os tomates ficarem macios. Retire a tampa e deixe cozinhar por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando e apertando com a espátula para desmanchar os pedaços de tomate, até o chutney encorpar. Deve ficar com um pouco de caldo porque fica mais encorpado quando arrefecer.
- Deite o chutney num pote de vidro esterilizado, com fecho hermético, e deixe-o arrefecer a temperatura ambiente antes de o colocar no frigorifico. Sirva frio como acompanhamento de grelhados, com sanduíches ou com torradas e queijos na pausa do trabalho.