A Páscoa á Mesa
Chegámos à Semana Santa. No próximo Domingo, os cristãos celebram a ressurreição de Cristo.
Como em quase todos os festejos e celebrações, cuja origem se perde na memória dos tempos, a partilha das refeições com a família e amigos não pode faltar.
Em Portugal temos várias tradições pascais, cristãs e pagãs e as tradições gastronómicas são variadas. Há, no entanto, alguns pratos típicos da época que estão presentes de Norte a Sul do país, como o tradicional folar, as amêndoas e o cabrito.
Assim, no Norte come-se o cabrito, os borrachos, pão-de-ló, folar doce e as broinhas. Em Valença, a doçaria é a rainha da Páscoa, sendo os borrachos o doce mais apreciado. Na região de Mondim de Basto, come-se o cabrito assado, principal tradição gastronómica desta época.
Já em Trás-os-Montes, o folar é de carne e não doce. É a famosa bola, elaborada com farinha, fermento, ovos, leite, azeite ou manteiga e carne de porco, entre outras carnes.
Já na região de Felgueiras não pode faltar às mesas o famoso pão-de-ló de Margaride. E em Vila do Conde e na Maia o folar doce chama-se pão-doce ou broinha.
Na zona Centro do país, comem-se as empenadinhas (Covilhã). Em diversas regiões do centro as broinhas e os bolos de azeite são os favoritos desta época e na Beira Litoral não se passa a Páscoa sem a chanfana ou leitão assado.
E chegámos ao meu Alentejo, onde se come o cordeiro como prato principal. Um petisco muito apreciado na zona de Serpa é a cabeça de borrego assada no forno. Confesso que nunca me senti atraída por este tipo de gastronomia mas fica aqui o registo.
O Ensopado à Pastora é muito apreciado. O cordeiro pascal é ainda sacrificado para ser servido às mesas, no Alentejo.
Em relação aos folares, há dois dignos de destaque: o de Castelo de Vide, que tem a forma de um duplo coração de ovos, decorado com motivos feitos da mesma massa. Em Elvas, os folares apresentam formas de animais, representando borregos, lagartos, pintainhos ou pombos.
Vou deixar-vos, esta semana, algumas das receitas típicas da Páscoa, assim como algumas receitas de peixe, já que na Quaresma, ainda manda a tradição que não se coma carne.
Comece a pensar na ementa do almoço de família, no Domingo de Páscoa. Espero que as minhas receitas o possam inspirar e ajudar.