Abriu um novo café na Avenida (da República)
Avenida Café… Tempos longínquos, perdidos nas encruzilhadas da idade em que as férias de Verão sabem a festa a perder de vista…
No tempo em que as meninas saíam juntas para tomar chá e os rapazes lhes iam no encalço para lhes lançarem piropos açucarados com que elas adoçavam as tardes de Verão, o Café da Avenida era o sítio ideal para os encontros e desencontros da juventude inocente e inconsequente, louca e apaixonada pela vida borbulhante de risos e beijos com sabor a mar…
Há dias (mais ou menos três meses) passei na avenida da República e parei em frente a um Café novo na zona: Avenida Café… Imediatamente, fui catapultada para o tempo em que passava férias junto ao mar, em pequenas cidades com avenidas viradas para o oceano. Em comum todas tinham um Avenida Café, ou Café Avenida…. Cafés cheios de charme, com esplanadas na rua, com musica e bailes aos sábados à tarde, os chás dançantes …
Este Avenida Café, na nossa avenida da República nº51, em Lisboa, não está virado para o mar, numa qualquer pequena cidade à beira do oceano… Mas tem o charme do Café onde sabe bem entrar e tomar um chá com scones, um café com pastel de nata (delicioso, o pastel de nata!) ou um galão com um croissant…. Ou almoçar algum dos pratos da cozinha portuguesa com um toque de requinte sofisticado, raro nos inúmeros locais onde se almoça em dias de semana e apressadamente…. Aqui não vale a pena ter pressa para almoçar, jantar ou lanchar… O ambiente é calmo, clean, simpático, a pastelaria, de fabrico próprio, é deliciosa, a cozinha, a cargo da chef Gertrudes, irrepreensível.
Este espaço, gerido por Paula e Rui Rocha, é um dos mais recente e simpático restaurante na avenida da República, em Lisboa. Tem capacidade, entre restaurante e cafetaria, para cerca de duzentas pessoas. No entanto, a distribuição dos espaços e das mesas tem mão de mestre e o ambiente é acolhedor e amigável.
Abre ás 7h e encerra às 23h, de segunda a Domingo, servindo, pequenos almoços, almoços, lanches, jantares (excepto ao Domingo, que encerra às 20h). Os brunchs, ao fim de semana, são qualquer coisa divinal.
Os funcionários são eficientes e simpáticos, a decoração despretensiosa, moderna sem ser gritantemente arrojada.
Todas as semanas há eventos temáticos, jantares e tertúlias, onde se juntam amigos e conhecidos, convidados e clientes que apreciam boa mesa e bom convívio.
Recomendo vivamente. Quem passar pela avenida da Republica, nr 51C, junto ao Campo Pequeno, vai encontrar este simpático Café. Entrem e deliciem-se.Simpatia de Paula Rocha, a anfitriã que nos recebeu com um sorriso no coração, deixo-vos a receita do Bolo de Chocolate Cremoso, especialidade da Paula e bijou do Avenida Café.
Contactos www.avenidacafe.pt e-mail: geral@avenidacafe.pt
Tel. Geral: +351 217 961 104 Reservas: +351 217 960 178
Bolo de Chocolate Cremoso
Ingredientes:
– 12 ovos ( 2 ovos inteiros + 10 gemas)
– 250g de açucar
– 1 chávena chá (mal cheia) de farinha
– 2 colheres sopa de cacau
– ½ colher café de sal
Bater os ovos inteiros e as gemas com o açucar até triplicar o volume. Juntar a farinha, o cacau e o sal, em chuva e envolver cuidadosamente, sem bater.
Unte um tabuleiro rectangular com margarina, forre com papel vegetal, volte a untar e polvilhe ligeiramente com farinha. Deite a massa cuidadosamente no tabuleiro, leve ao forno a 160º, o tempo suficiente para ficar meio cozido, isto é, a massa deve estar fofa sem a sentir líquida, quando espetar com um palito.
Retire do forno, deixe arrefecer e parta em rectângulos. Saboreie de olhos fechados, em boa companhia.