Aromas e Sabores Líquidos
Hoje em dia já se perdeu o hábito de beber um licor após a refeição. Raramente há o tempo quieto e lento para a degustação de um sobremesa requintada, acompanhada por um licor caseiro. No entanto, para quem gosta das artes culinárias e para quem gosta de receber os amigos em casa, em ocasiões especiais, oferecer um licor é um carinho e sinal de apreço sem par.
Vou partilhar convosco algumas receitas de licores, que podem facilmente fazer em casa, para consumo doméstico ou, quem sabe? para oferecer a um amigo querido que partilha convosco a nostálgia das coisas boas de tempos idos.
De igual modo, vou deixar-vos algumas indicações para fazer os azeites aromatizados. O azeite é dos melhores produtos naturais que se pode consumir. Ajuda a diminuir o mau colesterol e a aumentar o bom, devido à presença de antioxidantes, ajuda ainda a combater a diabetes, a fortalecer os ossos, ajuda na protecção do cérebro e até ajuda a emagrecer. O seu consumo perde-se na história da humanidade, havendo vestígios de utilização de azeite no ano 6000 a.C.
Actualmente, com a tendência para uma alimentação mais saudável, começámos já a incluir o azeite como rotina nas nossas compras, em vez dos óleos e margarinas artificiais. O que é um bom sinal dos tempos.
O azeite por si só é saboroso e confere aos pratos um aroma ímpar mas se aromatizado com ervas e especiarias fica realmente diferente e o resultado é muito requintado.
Na preparação do azeite aromatizado recomendo que utilize de preferência um azeite com acidez menor que 0,7 e pode utilizar os mais diversos ingredientes como pimentas-do-reino, tomilho, alho, pimenta, alecrim, manjericão, salsa etc.
Na realidade não existem receitas ou modo de preparação do azeite aromatizado mas sim alguns cuidados básicos, tais como:
- Esterilizar sempre os frascos e garrafas que vão ser usados, com água quente e deixá-los bem secos.
- Higienizar os temperos e ervas frescas e secá-los muito bem. Assim aumentar+a a durabilidade do seu azeite.
- Caso queira azeite aromatizado com pimentas, basta adicionar pimentas a gosto ao azeite.
- Para preparar azeite aromatizado com ervas frescas deve aquecer levemente todo o azeite até cerca de 40ºC. Deste modo quando adicionar o tempero ao recipiente, ele ficará ainda mais aromático. Mas cuidado para não aquecer demasiado o azeite, senão queima e fica com um sabor e cor estranhos.
- Para fazer o azeite aromatizado com alho, deve dourar o alho antes numa frigideira, acrescente tomilho fresco, pimentas e sálvia fresca.
- As garrafinhas ou frascos com azeite aromatizado devem repousar por cerca de 15 dias antes de usar, para que o azeite adquira o sabor. Devem ser guardadas protegidas da luz.
- Pode aumentar o prazo de validade do seu azeite aromatizado se o guardar no frigorífico.
Licor é uma bebida alcoólica doce, composta por álcool misturado com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores, cremes e uma substância doce que pode ser sacarose, mel ou glicose. O termo vem do latim liquore, “líquido”. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.