Az-zayt ou Azeite
A palavra azeite vem do árabe az-zayt que por sua vez vem de az-zaytuna, o fruto da oliveira que dá origem ao azeite. Conhece-se este termo desde o seculo XIII, no entanto a cultura do azeite perde-se nas brumas da pré-história.
O azeite é produzido a partir da azeitona mas também se pode tratar de outros óleos de outras plantas (p.ex. azeite de dendê).
É utilizado, hoje em dia, como tempero, um clássico na culinária contemporânea e regular na dieta mediterrânica. Além de muito benéfico para a saúde, o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares.
Sabe-se que a oliveira á anterior ao aparecimento do Homem, e a sua origem, na forma primitiva, remonta à Era Terciária, na Ásia Menor, na Síria e na Palestina. Nestas regiões foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze. Também no Mediterrâneo, foram encontradas folhas de oliveira fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico.
O comércio entre povos e a colonização dos territórios do Mediterrâneo, fez com que o cultivo da oliveira se expandisse e a cultura do azeite se fixasse em todo o sul da Europa.
Com as expedições marítimas portuguesas e espanholas, a oliveira chegou às Américas e fixou-se onde encontrou clima e terreno favoráveis.
É a região mediterrânea, actualmente, a responsável por 95% de produção mundial de azeite, pois as suas condições climáticas são propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco.
Falarei aqui, ao longo da semana, deste “ouro da terra” e partilharei consigo algumas receitas, dicas e curiosidades acerca do azeite.