Bem vindo Março!
Eis que chegámos a Março e temos muitos motivos para celebrar, ao longo do mês!
Já na próxima semana, celebramos o dia da Mulher – 8 de Março! Logo a seguir, é o dia do Pai e, no dia seguinte, o Equinócio da Primavera. A Páscoa, comemorada em todos os países católicos, é no dia 27 de Março!
Bons motivos para celebrações em volta da mesa, com refeições cada dia mais leves, simples, frescas, mas que podem ser mais ou menos requintadas, consoante o talento de cada um@ para a cozinha.
E já agora, sabe a origem da comemoração do Dia Internacional da Mulher?
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
É às Mulheres, ainda em grande parte, que cabe o trabalho da casa, da cozinha e de cozinhar para a família. O trabalho fora de casa, remunerado e fazendo parte da vida activa das mulheres, ocupa a maior parte do dia mas são ainda as mulheres, na sua maioria, mães, quem determina o que se faz para jantar, quem faz as compras ou gere o cardápio familiar.
Por isso, neste dia da Mulher, vamos todas celebrar, porque merecemos, a nossa capacidade de nos desdobrarmos em multitarefas, a nossa capacidade de dar à luz, de nutrir as nossas crias, de nutrir os nossos amores, as nossas vidas e de continuarmos lindas e maravilhosas.
Homens da vida das nossas Mulheres! Vamos lá aprender a cozinhar coisas boas e, mais que dar uma ajuda lá em casa, vamos lá trabalhar, lado a lado, na nutrição amorosa dos seres com quem partilham a vida, sejam as namoradas, as mães, as colegas de casa, as esposas, as colegas de escritório!