CHOCOLATE SEM CULPA – Parte I

Por : | 0 Comentários | On : Abril 6, 2016 | Categoria : Blogue

Chocolate - Receitas da Tia Céu

Os mais recentes estudos científicos demonstraram que os triptofanos presentes no chocolate, agem como os mais eficazes  antidepressivos.

Realmente o chocolate possui propriedades de cura, mágicas, presentes nas mais de 600!! S substancias químicas, entre elas um alto índice de flavonóide, substancia também presente no vinho, ferro, niacina, magnésio, cálcio, potássio, riboflavina, cafeiína, fósforo, teobromina e taninos, substancias que actuam como antioxidantes naturais.

Cada 100g de uma tablete de chocolate preto com 70% de cacau contém 9g de proteínas, 36g de glícidos (incluindo 30g de açucar), 40g de gordura (manteiga de cacau) e 14g de fibras.
É também rico em oligoelementos e sais minerais mas o elevado volume de calorias (520 cal por 100) aconselha moderação no seu consumo a quem quer manter o peso.

Alguns pedaços de chocolate por dia podem diminuir o risco de ataque cardíaco até cerca de 50 por cento. Para além das propriedades antioxidantes, uma dose moderada de chocolate pode ter efeitos equivalentes aos da aspirina no sistema circulatório. O químico presente nos grãos de cacau têm um efeito bioquímico na redução da agregação plaquetária, situação que a acontecer pode ser fatal, pois se um coágulo bloqueia um vaso sanguíneo, as probabilidades de ocorrer um ataque cardíaco são muitas.
O coração é, ainda, beneficiado pelos flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

Estudos da Universidade Wheeling, nos Estados Unidos, o chocolate de leite contém estimulantes, teobromina e tiramina, duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração, desenvolvendo a atenção e o estado de alerta, o que aumenta o rendimento mental.

Deixe um comentário