Está quase…!
E assim chegámos à semana que antecede a festa do Natal!
Para muitos, principalmente para quem tem a seu cargo os cozinhados e a gestão da economia e logística domésticas, esta é a semana de mais trabalho e stress. Habitualmente é assim! Mas não tem que obrigatoriamente ser um tempo de angústia, correrias e caras amuadas. Ou tristezas… Sim porque por vezes é nesta época que sentimos aquela tristeza e nostalgia ou dos nossos Natais de infância, quando tudo era fácil e brilhante, ou sentimos a falta dos que já partiram ou dos ausentes… Seja qual for a razão que a/o deixa triste ou mais em baixo, saiba que a tristeza faz parte da vida e há que saber aceitar este estado, acarinha-lo e deixá-lo partir quando tiver que partir.
Entretanto, se não é este o seu caso e simplesmente tem a seu cargo a organização da consoada na sua casa, este ano, respire fundo e descontraia. Vai ver que vai correr tudo bem!
Em primeiro lugar, delegue! Os miúdos estão de férias escolares e, se forem muito pequenos, mantenha-os ocupados em casa com desenhos e trabalhos manuais para oferecerem aos avós e aos tios, no Natal. Peça ajuda a uma sobrinha adolescente ou à filha de uma amiga, para fazer de “monitora” de férias das suas crias, a troco de um valor a acordar com a jovem. Se os “miúdos” já são mais velhos, adolescentes ou jovens adultos, peça a colaboração deles para fazerem compras, para cuidarem do avô, para embrulharem os presentes. Quem sabe podem também começar a aprender culinária, fazendo alguns bolos ou doces! Encarregue o marido também de algumas tarefas fora de casa!
E claro que em casa, o trabalho é dividido pelos dois. No entanto, não se esqueça de reservar algum tempo para si, no princípio e no final do dia, para se mimar! Um banho quente, um creme cheiroso, um pijama quentinho, um livro e um chá fazem maravilhas depois de um dia de trabalho. Quando acordar, faça a sua meditação, comece o seu dia com calma e tranquilidade! Tome um pequeno almoço saboroso e vitamínico, em casa, para lhe dar energia para a primeira metade do dia!
Resista à tentação de se enfiar nos centros comerciais para fazer as últimas compras de Natal! Prefira o comércio local e os mercados de rua! Há tantos espalhados pelas nossas cidades! Compre artesanato, evite as bugigangas inúteis, ofereça presentes úteis e bonitos.
Termine as decorações de Natal, em casa, se ainda não o fez! Comece a fazer as listas de compras para a consoada: encomende o cabrito, o perú e as carnes no seu talho e calcule as quantidades por pessoa. Confirme quem vem jantar, quem vem só cear e quem vem almoçar no dia de Natal.
Liberte a quinta ou a sexta feira para fazer as filhoses, as rabanadas, os bolos, o arroz doce, para preparar as frutas os legumes que podem ficar arranjados de véspera no frigorífico.
Faça listas, lembretes e post it’s para se lembrar do que tem medo de se esquecer. E sorria!! Mesmo sem muita vontade, sorria!! O sorriso puxa sorriso e atrai prazer e boa disposição! E afinal não é todos os dias que vai poder reunir e receber a família na sua casa! Até mesmo aquela tia afastada ou a cunhada pretensiosa merecem o seu melhor sorriso e os seus melhores cozinhados! Porque trata-se de si e da sua dádiva!
Desfrute e divirta-se! Boas Festas!