Final de Verão
Hoje é o último dia deste Verão escaldante do ano de 2016. Amanhã, oficialmente, começa o Outono.
É a estação dos tons dourados, dos frutos amarelos, das primeiras chuvas… E é agora que (re)começamos a tomar o chá quentinho (há dias o chá era gelado, lembram-se?) com biscoitinhos caseiros, os cozinhados são um pouco mais elaborados, porque a salada verde com fruta já não aconchega os estômagos. E o corpo e a alma começam a pedir recolhimento, aconchego, conforto morno e macio.
Temos aí à porta, os dióspiros, as romãs, as abóboras, as castanhas, os cogumelos, as uvas, as nozes, a macã, a amêndoa, a acelga, o aipo de cabeça, cenoura, beldroegas…
Cada fruta e cada legume tem a sua época e todos sabemos que, consumidos na época própria, são mais saudáveis. Nem sempre é possível consumir directamente do produtor e, nas grandes cidades, há que ir comprar às grandes superfícies o que, há poucos anos atrás, as nossas mães compravam nos mercados. Ainda sou do tempo de ir às compras com os meus pais ao mercado da Ribeira e ao mercado da praça da Figueira…
Os tempos mudaram, os hábitos de consumo também se alteraram significativamente (uns para melhor,outros para pior…) mas, como quase tudo na vida, ciclicamente, as mudanças estão a trazer-nos de volta os mercados de rua. Agora chamam-se mercados biológicos pois vendem produtos hortícolas livres de tratamentos com pesticidas químicos.
Pequenos produtores com quintas de produção limitada a pouco mais que o consumo familiar, fazem escoar os seus excedentes através de associações, que as fazem chegar à orla das grandes cidades e ao encontro de uma camada de população cada vez mais consciente da importância de uma alimentação equilibrada e sadia, sem aditivos químicos ou conservantes.
Esta semana, dedicada à nossa grande amiga Bimby, resolvi dar-vos uma sugestão: saiam de casa, ao fim de semana, enquanto o tempo o permite, levem as vossas crianças, enfiem um cesto giro no braço e façam uma visita aos mercados hortícolas fora do sítio onde vivem. Na grande Lisboa, há vários, assim como nos arredores: Malveira, Colares, Sintra, Loures… Os do Porto não conheço mas muito gostaria que me enviassem, para o site, sugestões de mercados onde se pode comprar batata ainda com terra, cenouras tenras, com rama, maças feias mas cheirosas, a cheirar realmente a maçã, abóboras e cabaças, ervas de cheiro! Levem os miúdos e incentivem-nos a colaborar nas compras para toda a família, escolhendo as frutas e legumes que mais gostam.
A Bimby é uma excelente ajuda na cozinha mas a qualidade de qualquer prato depende sempre da qualidade dos ingredientes que são utilizados. Alie a qualidade da tecnologia da Bimby à qualidade dos produtos que cozinha e poupe dinheiro nas compras ao mesmo tempo que investe na sua saúde a longo prazo.