Os Presentes
Os presentes de Natal são uma das tradições mais antigas que perpetuamos, com mais ou menos vontade, com mais ou menos convicção, com mais ou menos posses financeiras, com mais ou menos imaginação.
A troca de presentes, no Natal, teve origem, diz-se, na história cristã que conta que os três Reis Magos ofereceram presentes ao Menino – Ouro, Incenso e Mirra. Assim, hoje em dia, ao trocarmos presentes no Natal, estaríamos a repetir esse acto e a honrar a tradição cristã.
Uma outra versão da história diz que a troca de presentes teria surgido na Roma Antiga, quando em Dezembro, os pagãos saíam às ruas para comemorar a Saturnália e tocavam presentes em forma de comemoração. Quando a festa pagã foi proibida pela Igreja Católica, ainda assim alguns costumes pagãos sobreviveram. Entre eles a troca de presentes nessa época do ano, costume que se manteve até hoje.
Depois há o Pai Natal! A história de S. Nicolau, que se tornou bispo da Igreja Católica, no seculo III, é das mais conhecidas e emblemáticas do catolicismo. Conta a lenda que Nicolau era generoso e compassivo com os pobres e crianças. Tendo nascido no seio de uma família abastada, não hesitava em distribuir sacos de moedas pelos mais necessitados da sua cidade, Patara (Turquia). De lenda em lenda, de história em história, de milagre em milagre, S. Nicolau chegou até aos nossos dias vestido de vermelho, com grandes barbas brancas, montado num trenó puxado por renas e carregado de presentes para distribuir pelas crianças de todo o mundo na noite de Natal.
E nós perpetuamos as histórias e as lendas pagãs e cristãs e adaptamo-las aos nossos dias. Os presentes de Natal são um dos pontos altos desta época, para o melhor e para o pior.
Pessoalmente, já abandonei há alguns anos o stress das compras de Natal. Prefiro ser eu mesma a fazer os meus presentes e ofereço um pouco de mim a quem mais gosto. É muito fácil, é só por a imaginação a trabalhar e deitar mãos à obra.
Os bolos, as compotas caseiras, os cachecóis de tricô, as bolsinhas de crochê, as bolachinhas de canela e gengibre, uma moldura decorada por si, com a foto dos miúdos… enfim! Há um sem numero de opções que a podem tirar dos centros comerciais e da confusão de lojas cheias e que até ajudam a poupar dinheiro. E quem recebe vai perceber que aquele presente é personalizado e que não podia ser para mais ninguém.
Aproveite o próximo fim de semana e peça a colaboração dos mais novos para fazer os seus presentes de Natal!!