Ouro Líquido
Uma alimentação saudável, do tipo mediterrânica, deve incluir azeite como gordura de eleição.
Esta gordura é rica em ácidos gordos monoinsaturados (ácido oleico), fazendo com que resista a temperaturas na ordem dos 210 ºC sem se degradar. Apesar disso, as desvantagens associadas à fritura são basicamente de dois tipos, estando relacionadas com o modo de confecção em si e com a má utilização dos óleos de fritura. Logo, para a fritura, as gorduras mais adequadas são o azeite e o óleo de amendoim.
Além disso, o consumo desta gordura tem vários benefícios para a saúde, especialmente no caso das doenças cardiovasculares.
O azeite tem uma composição em ácidos gordos essenciais que se aproxima do leite materno – por isso é que os pediatras recomendam que, quando os bebés começam a comer a primeira sopa, se deve acrescentar, cru, um fio de azeite virgem extra, uma vez que é a primeira gordura que o bebé vai conseguir digerir.
Para uma alimentação saudável, as gorduras devem representar, aproximadamente, 30% da energia ingerida diariamente. Do total de gorduras ingeridas metade deve ser constituída por gorduras monoinsaturadas, como é o caso do azeite.
# É uma fonte rica em vitamina E e em antioxidantes, que ajudam a retardar o processo de envelhecimento celular e a provenir as doenças degenerativas.
# Ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, pois é capaz de reduzir a quantidade de colesterol total, aumentar o bom colesterol, prevenir e retardar a formação de arteriosclerose, diminuir a tenção arterial e contribuir para a diminuição da quantidade de gorduras saturadas ingeridas na alimentação.
# Protege contra alguns tipos de cancro, principalmente da mama, da próstata e do colón.
# Digere-se mais facilmente do que qualquer outra gordura alimentar.
# Melhora o funcionamento do estômago e evita o refluxo gastroesofágico.
#Graças ao seu alto teor de ácidos gordos monoinsaturados, influencia positivamente os valores do açucar e de gordura no sangue, assim como aumente a sensibilidade à insulina, pelo que é aconselhado a quem sofre de diabetes.
# Estimula o crescimento, assim como favorece a absorção de cálcio e a mineralização óssea.
# O azeite permite uma alimentação equilibrada em gorduras saudáveis, contribuindo assim para a prevenção, redução dos sintomas e melhoria clínica de todas as doenças inflamatórias, com relevo para as doenças alérgicas e doenças auto-imunes (artrite reumatóide, colite ulcerosa).
# Limita as deficiências de ácidos gordos no cérebro da criança.
# Posto na boca, conserva a brancura dos dentes e fortalece as gengivas.
# Produz um efeito protector e tónico da epiderme, contribuindo para a beleza e o brilho da pele. O azeite veio a revelar-se uma estrela da cosmética.