Chutneys
O Chutney ou Chetnin é um condimento agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.
Misture o doce e o acre em saborosos preparados de fruta e vegetais, perfeitos para degustar com pratos de carne e peixe.
– ANANÁS E CEBOLA
- 2 c. de sopa de óleo de girassol
- 3 cebolas vermelhas finamente picadas
- 1 c. de sopa de sementes de mostarda amarelas
- 1 c. de chá de curcuma
- 2 ananases descascados e em pedaços
- 1 malagueta sem sementes e picada
- 1 pedaço, do tamanho do polegar, de gengibre picado
- 250 g de açucar mascavado claro
- 175 ml de vinagre de cidra
- 1 c. de chá de sal
Aqueça o óleo num tacho largo. Junte a cebola e as especiarias, mexa e deixe cozinhar por cinco minutos, até os aromas se libertarem. Adicione os restantes ingredientes e deixe borbulhar em lume brando durante, aproximadamente, uma hora ou até engrossar e ficar com um tom dourado escuro. Transfira o chutney para jarros esterilizados e deixe arrefecer antes de tapar.
– CEBOLA
- 2 kg de cebolas roxas
- 4 dentes de alho
- 140 g de manteiga
- 4 c. de sopa de azeite
- 140 g de açucar mascavado
- 1 c. de sopa de folhas de tomilho fresco
- 75 cl de vinho tinto
- 200 ml de vinho do Porto tinto
- 350 ml de vinagre de vinho tinto
- Malagueta em flocos, sal e pimenta q.b.
Descasque as cebolas, corte-as ao meio e a seguir em meias luas finas. Corte os dentes de alho da mesma forma. Leve a manteiga e o óleo ao lume, num tacho grande, e deixe derreter. Junte a cebola e o alho e mexa bem.
Polvilhe com o açúcar, o tomilho, uma pitada de malagueta em flocos, sal e pimenta. Mexa muito bem, reduza a intensidade da chama e deixe reduzir, destapado, durante 40 e 50 minutos, mexendo de vez em quando. Estarão no ponto quando o liquido das cebolas evaporar e a cebola estiver bem macia.
Adicione os vinhos e o vinagre e deixe ferver levemente durante 25 a 30 minutos, mexendo de vez em quando até a cebola ficar com uma cor castanha avermelhada e o líquido tiver reduzido cerca de dois terços. Passe uma colher de pau pelo fundo do tacho; deve-se abrir um “caminho” a meio. Deixe arrefecer e verta para frascos esterilizados e fechados hermeticamente.
– BERINGELA E PIMENTO VERMELHO ASSADO
- 5 pimentos vermelhos
- 1 beringela média
- 6 azeitonas descaroçadas
- 3 a 5 dentes de alho
- 1 ou 2 c. de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 c. de chá de paprica
- ¼ a ½ c. de chá de pimenta de caiena
- Sal q.b.
Corte os pimentos ao meio, retire o pé, as sementes e os veios brancos; corte a beringela ao meio, ao longo do comprimento. Coloque os pimentos e as beringelas sobre papel vegetal, com as faces de corte para baixo e leve ao forno, cerca de dez centímetros abaixo da grelha superior, até a pele do pimento começar a empolar e a escurecer e a beringela ficar mole no meio.
À medida que os os pimentos forem escurecendo, vire-os e deixe tostar do outro lado. Retire-os para uma tigela, tape-a com película aderente e deixe arrefecer. Retire a polpa da beringela e coloque-a no copo da misturadora. Junte-lhe as azeitonas e os dentes de alho, ambos picados e triture até ficar cremoso.
Pele os pimentos, corte-os em pedaços e junte ao creme de beringela; processe ligeiramente, sem deixar que fique reduzido a pasta. Coloque a mistura numa tigela, junte o vinagre, a paprica e a pimenta de caiena, tempere com sal e misture bem. Sirva à temperatura ambiente ou fresco.