Quiche de Legumes e Linguiça
Há dias em que apetece mesmo inventar e criar coisas novas. Nesses dias vou para a cozinha e perco-me entre tachos e panelas, ingredientes vários e boa música para acompanhar o processo criativo.
Por vezes o resultado é fantástico, espectacular e sofisticado. Outras vezes a criatividade fica mais terra a terra e o resultado é mais simples.
Foi o que aconteceu com esta quiche de linguiça e legumes. Aproveitei sobras que estavam no frigorífico e saiu um excelente jantar, saboroso, de comer e chorar por mais.
Fiz uma massa quebrada na Bimby e forrei uma tarteira.
Piquei alguns legumes que estavam esquecidos num saquinho, no frigorífico (restos de couve flor, talos de bróculos e cenouras). Ficaram com o aspecto de cuscuz. Quem não tiver Bimby pode picar com a faca, com muita paciência, pequenos cubinhos.
Cortei uma linguiça em rodelinhas muito finas e laminei alguns cogumelos que sobraram duma feijoada de cogumelos.
Numa frigideira alourei uma cebola cortada em meias luas, juntei a linguiça e deixei saltear um pouco. Quando a linguiça começou a ficar frita, juntei os legumes em cubos e os cogumelos. Temperei com sal e pimenta e deixei estufar um pouco, com a frigideira tapada. Depois de bem estufado, dei umas voltas com a colher de pau e apaguei o fogão.
Deitei o estufado na tarteira. À parte, bati 2 ovos com um iogurte grego, sal e pimenta. Deitei por cima do conteúdo da tarteira e levei ao forno, a 180º.
Depois de cozinhada, , retirei do forno e coloquei por cima tomate cherry em rodelinhas, cenoura ralada e polvilhei com oregãos. Muito boa!