Os diferentes tipos de Arroz
O arroz é um dos cereais mais cultivados em todo o Mundo.
Diz-se que foi no sul da Índia que começou o seu cultivo tendo sido posteriormente levado para a China . Espalhou-se por todo o sudeste asiático mas quem trouxe o arroz para a Europa foram os árabes, através do Egipto e dali até ao Mediterrâneo.
Com a descoberta do caminho marítimo para a Índia, os portugueses trouxeram de lá o arroz e levaram o seu cultivo até à África Ocidental, América do Sul e Brasil.
Actualmente, a China é o maior produtor de arroz e a Tailândia o maior exportador, estimando-se a produção mundial em 560 milhões de toneladas. Portugal produz cerca de 150.000 toneladas, sendo o seu cultivo maioritariamente nas bacias do Tejo, Sado, Mondego e Guadiana.
Arroz basmati – faz parte da família do arroz agulha e é um dos melhores arrozes, devido ao seu aroma único, proporcionado pelo microclima da zona dos Himalaias, onde é produzido. Quando cozinhado este arroz fica solto e deve ser servido com pratos orientais ou asiáticos.
Arroz agulha – grão estreito e comprido, oriundo das Caraíbas e Estados Unidos da América. Pouco produzido em Portugal devido ao clima. Fica mais solto ou molhado consoante o tempo de cozedura, sendo por isso, muito versátil.
Arroz carolino – Arroz de grão estreito e arredondado. Tem uma grande capacidade de absorção de água, sendo o mais procurado em Portugal, pois é perfeito para obter um arroz malandrinho, tão típico da nossa cozinha.
Arroz vaporizado – No Oriente, há a prática ancestral de vaporização a alta temperatura, do arroz em casca. Os grãos absorvem as proteínas, vitaminas e sais minerais da película, apresentado uma cor ambarina e sabor característicos. Por ser mais resistente à cozedura absorve menos gorduras que o arroz normal, sendo mais digestivo e dietético e fácil de cozinhar, garantindo um grão sempre solto.