Coma Bem, Pela Sua Saúde!

Por : | 0 Comentários | On : Novembro 15, 2016 | Categoria : Blogue

Há uns anos, aprendi, na escola, na disciplina de Ciências da Natureza, os princípios de uma boa alimentação, através da Pirâmide dos Alimentos. Quem não se lembra da famosa pirâmide?

Em 1980, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber Comer é Saber Viver”, foi criada a Roda dos Alimentos e a Pirâmide desapareceu dos manuais escolares.

A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica que ajuda a escolher e combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. Tem uma forma circular, o que se assemelha facilmente a um prato. È um material educativo que, através de uma imagem, pretende transformar informação nutricional complexa em conceitos simples e fáceis de utilizar.

A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos, mais a água, agrupados de acordo com as suas semelhanças e características nutricionais.  A Roda estabelece ainda as porções diárias recomendadas e equivalentes entre os alimentos do mesmo grupo, a saber:

Fruta – 20%

Gorduras e óleos – 2%

Lacticínios – 18%

Carnes, pescado e ovos – 5%

Leguminosas – 4%

Cereais e derivados, tubérculos – 28%

Hortícolas – 23%

A presença da água, que não possui um grupo próprio, surge agora representada no centro da roda, visto que faz parte da constituição de quase todos os alimentos e é fundamental à vida. Por esta razão, a necessidade de hidratação requer um aporte hídrico significativo, de pelo menos 1,5L por dia.

Este precioso guia alimentar está assente em três regras fundamentais para a aquisição de uma alimentação saudável. Assim a alimentação deverá ser:

Completa – deverá ingerir, ao longo do dia, alimentos de todos os grupos.

Variada – variar os alimentos dentro de cada grupo ao longo do dia.

Equilibrada – respeitar as porções diárias recomendadas e os equivalentes.

——————————————————————————————————

Se reparar a Roda dos Alimentos não inclui bebidas alcoólicas, refrigerantes, açúcar e produtos doces, sal e produtos salgados.

Embora eu publique muitas receitas de sobremesas e artigos sobre vinhos, deve o leitor fazer prevalecer o bom senso e consumir com muita moderação, tanto os doces com as bebidas alcoólicas.

Deixe um comentário